O acompanhamento da frequência escolar e o fortalecimento da aprendizagem são algumas das principais metas a serem perseguidas por mim em 2019, haja vista, ter em nossa escola, alunos retidos por infrequência em anos anteriores.
Outro alerta
é referente à evasão que não é um problema recente da educação e, infelizmente,
pouco se faz para reverter essa situação.
Pesquisas
promovidas pelo Ministério da Educação apontam índices ruins de frequência
escolar. E ainda: a situação vai piorando conforme os alunos avançam nas séries/anos.
Além
de um enorme prejuízo no aprendizado do aluno que falta muito e que
dificilmente conseguirá acompanhar o rendimento dos demais colegas, a escola
também é prejudicada. Muitas vezes, existe a cobrança dos pais desses alunos de
um aproveitamento escolar mais adequado ou mesmo de uma escola mais atrativa.
Para
a resolução do problema da frequência escolar, devem ser pensadas atitudes
coletivas. Estas ações devem compreender não só os alunos e professores, mas
também seus pais e familiares. Sendo assim, mesmo com impacto micro, fiz um
plano de ação voltado a redução do índice de infrequência e de criação de hábitos
de estudo. Para tanto, criei algumas estratégias e documentos que auxiliarão no
que chamo de P.I.P.A – Projeto de Incentivo a Presença e ao Aprendizado.
Como exemplo segue abaixo o Termo de Compromisso de Aprendizado Escolar que trata-se de um documento assinado por todas as partes responsáveis pelo sucesso escolar do aluno, nele comprometo-me a desenvolver junto ao aluno formação global, humana e técnica de acordo com a subjetividade de cada um e, o aluno compromete-se a cumprir com as normas definidas no Regimento Escolar, bem como dedicar-se aos estudos.
Outro instrumento bem importante é o PPE - Plano Pessoal de Estudo que visa organizar a rotina do aluno e agendar seus horários de estudo pessoal. Em ambos os documentos a participação da família é fundamental para o sucesso de seu(a) filho(a). Acompanhe as novidades aqui na página!
Como exemplo segue abaixo o Termo de Compromisso de Aprendizado Escolar que trata-se de um documento assinado por todas as partes responsáveis pelo sucesso escolar do aluno, nele comprometo-me a desenvolver junto ao aluno formação global, humana e técnica de acordo com a subjetividade de cada um e, o aluno compromete-se a cumprir com as normas definidas no Regimento Escolar, bem como dedicar-se aos estudos.
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