Plano de Ação

PLANO DE AÇÃO PARA MAIO

JUSTIFICATIVA
Em decorrência do afastamento da professora regente durante o 1º bimestre, por motivo de licença prêmio, e ainda, da professora do Espaço de Vivências em Alfabetização, por motivo de doença, com o agravante do fluxo de alunos em ambas as turmas, torna-se indispensável um novo período de sondagem das habilidades que são pré-requisito para o acesso ao quinto ano, bem como, das habilidades previstas para o 1º bimestre da mesma turma no ano letivo de 2019.

OBJETIVO GERAL
Verificar o desenvolvimento das habilidades previstas no planejamento anual de 2019 para o 5º ano.

METODOLOGIA
Por meio de aplicação de avaliações orais, práticas e escritas (que podem ser constatadas no plano quinzenal).

CONSIDERAÇÕES
No período de 02 a 17 de maio pude observar grande dificuldade dos alunos na leitura, escrita, quatro operações e raciocínio lógico. Tais dificuldades perpassam por diversos níveis e atinge em média 60% dos alunos, sendo assim, se faz necessário e urgente o trabalho com as habilidades de 2º ao 5º ano. Clique aqui e obtenha um modelo de Sondagem aplicada.


PLANO DE AÇÃO PARA JUNHO


JUSTIFICATIVA
A partir da inquietação da professora regente com o nível insatisfatório dos seus alunos, em especial nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, se faz necessário um trabalho de intervenção pedagógica e motivacional nas turmas 501 e 502.

OBJETIVO GERAL
Oferecer aos alunos com dificuldade no aprendizado, atividades diversificadas e de forma individualizada, por meio de estratégias diferenciadas, minimizando com isso, a baixa auto-estima e o fracasso escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Elevar a auto-estima e o desempenho escolar dos alunos;
- Estabelecer relações interpessoais socializando-se ao ambiente escolar;
- Ter noção de tempo e de seus materiais;
- Ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidade para  reforçar, aprofundar ou superar lacunas de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática;
- Aprimorar a leitura e a escrita, deste modo dominar a interpretação e produção de textos;
- Proporcionar aos alunos situações de aprendizagem que possibilite desenvolver a capacidade de se expressar oralmente, identificar, comparar, estabelecer relações, analisar, classificar e sintetizar.

METODOLOGIA
O primeiro grande passo será alterar as estratégias do processo de ensino, a rotina diária (na escola e em casa) e as abordagens que vinham sendo utilizadas. Cabe ressaltar que a defasagem na assimilação do conteúdo, é o que mais contribui para a necessidade das aulas de reforço adaptadas fora da metodologia convencional. Dito isto, segue uma lista de ações

LISTA DE AÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE AUTOESTIMA E PRODUÇÃO DE VALORES

- palestra motivacional com a orientadora escolar;
- reunião de pais e alunos com Ricardo (tema: amor);
- projeção, discussão e reflexão com base na história do filme “O menino que descobriu o vento” (tema: determinação e superação);
- construção da árvore de valores (dinâmicas e painel em sala);
- utilização do material da Escola da Inteligência (tema: autoconhecimento);
- PROERD (tema: autoconfiança).

LISTA DE AÇÕES PARA REDUZIR INFREQUÊNCIA E DE INCENTIVO AO ESTUDO

- implantação do subprojeto P.I.P.A. (projeto de incentivo de presença (freqüência) e aprendizagem;
- construção do painel de nível de voz;
- termo de compromisso de aprendizagem e de ensino;
- plano pessoal de estudo (PPE)

LISTA DE AÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE HABILIDADES NÃO DESENVOLVIDAS

- implantação do subprojeto Aula VIP (aula individual ou dupla com a professora em sua hora/atividade do contra turno);
- implantação do subprojeto Oficina de Reforço Escolar (toda 5ª feira, 1ª e 2ª aula);
- parceria com as turmas de 9º ano (alunos destaque na disciplina de Matemática auxiliam na oficina de reforço);
- implantação do subprojeto Leitura em família (semanalmente proporcionar um momento em família para a leitura;
- implantação do subprojeto Leitores Convidados (semanalmente proporcionar um momento de leitura fruitiva realizada por um convidado da turma (pais, funcionários da escola ou externos);
- carnê da tabuada (ideia compartilhada pela professora Cleonice do 4º ano).

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de modo contínuo e paralelo às aulas, observando o aluno como um todo, analisando seu crescimento por meio da participação nas atividades pedagógicas, sua compreensão e aplicação do aprendizado em seu cotidiano.

REFERÊNCIA
LÜCK, Heloisa. Metodologia de Projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

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