PLANO DE AÇÃO PARA
MAIO
JUSTIFICATIVA
Em
decorrência do afastamento da professora regente durante o 1º bimestre, por
motivo de licença prêmio, e ainda, da professora do Espaço de Vivências em
Alfabetização, por motivo de doença, com o agravante do fluxo de alunos em
ambas as turmas, torna-se indispensável um novo período de sondagem das
habilidades que são pré-requisito para o acesso ao quinto ano, bem como, das
habilidades previstas para o 1º bimestre da mesma turma no ano letivo de 2019.
OBJETIVO GERAL
Verificar
o desenvolvimento das habilidades previstas no planejamento anual de 2019 para
o 5º ano.
METODOLOGIA
Por
meio de aplicação de avaliações orais, práticas e escritas (que podem ser
constatadas no plano quinzenal).
CONSIDERAÇÕES
No
período de 02 a 17 de maio pude observar grande dificuldade dos alunos na
leitura, escrita, quatro operações e raciocínio lógico. Tais dificuldades
perpassam por diversos níveis e atinge em média 60% dos alunos, sendo assim, se
faz necessário e urgente o trabalho com as habilidades de 2º ao 5º ano. Clique aqui e obtenha um modelo de Sondagem aplicada.
PLANO DE AÇÃO PARA
JUNHO
JUSTIFICATIVA
A
partir da inquietação da professora regente com o nível insatisfatório dos seus
alunos, em especial nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, se faz
necessário um trabalho de intervenção pedagógica e motivacional nas turmas 501
e 502.
OBJETIVO GERAL
Oferecer
aos alunos com dificuldade no aprendizado, atividades diversificadas e de forma
individualizada, por meio de estratégias diferenciadas, minimizando com isso, a
baixa auto-estima e o fracasso escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Elevar
a auto-estima e o desempenho escolar dos alunos;
- Estabelecer
relações interpessoais socializando-se ao ambiente escolar;
- Ter
noção de tempo e de seus materiais;
- Ampliar
as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidade para reforçar, aprofundar ou superar lacunas de conteúdos de Língua Portuguesa e
Matemática;
- Aprimorar
a leitura e a escrita, deste modo dominar a interpretação e produção de textos;
- Proporcionar
aos alunos situações de aprendizagem que possibilite desenvolver a capacidade
de se expressar oralmente, identificar, comparar, estabelecer relações,
analisar, classificar e sintetizar.
METODOLOGIA
O
primeiro grande passo será alterar as estratégias do processo de ensino, a
rotina diária (na escola e em casa) e as abordagens que vinham sendo
utilizadas. Cabe ressaltar que a defasagem na
assimilação do conteúdo, é o que mais contribui para a necessidade
das aulas de reforço adaptadas fora da metodologia
convencional. Dito isto, segue uma lista de ações
LISTA DE AÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE AUTOESTIMA E
PRODUÇÃO DE VALORES
-
palestra motivacional com a orientadora escolar;
-
reunião de pais e alunos com Ricardo (tema: amor);
-
projeção, discussão e reflexão com base na história do filme “O menino que
descobriu o vento” (tema: determinação e superação);
-
construção da árvore de valores (dinâmicas e painel em sala);
-
utilização do material da Escola da Inteligência (tema: autoconhecimento);
-
PROERD (tema: autoconfiança).
LISTA DE AÇÕES PARA REDUZIR INFREQUÊNCIA E DE INCENTIVO
AO ESTUDO
- implantação do subprojeto P.I.P.A. (projeto de incentivo de
presença (freqüência) e aprendizagem;
- construção do painel de nível de voz;
- construção do painel de nível de voz;
-
termo de compromisso de aprendizagem e de ensino;
-
plano pessoal de estudo (PPE)
LISTA DE AÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE HABILIDADES NÃO
DESENVOLVIDAS
-
implantação do subprojeto Aula VIP
(aula individual ou dupla com a professora em sua hora/atividade do contra
turno);
-
implantação do subprojeto Oficina de Reforço
Escolar (toda 5ª feira, 1ª e 2ª aula);
-
parceria com as turmas de 9º ano (alunos destaque na disciplina de Matemática
auxiliam na oficina de reforço);
-
implantação do subprojeto Leitura em
família (semanalmente proporcionar um momento em família para a leitura;
-
implantação do subprojeto Leitores
Convidados (semanalmente proporcionar um momento de leitura fruitiva
realizada por um convidado da turma (pais, funcionários da escola ou externos);
-
carnê da tabuada (ideia compartilhada pela professora Cleonice do 4º ano).
AVALIAÇÃO
Os
alunos serão avaliados de modo contínuo e paralelo às aulas, observando o aluno
como um todo, analisando seu crescimento por meio da participação nas
atividades pedagógicas, sua compreensão e aplicação do aprendizado em seu
cotidiano.
REFERÊNCIA
LÜCK, Heloisa. Metodologia de Projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
LÜCK, Heloisa. Metodologia de Projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
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